quarta-feira, 7 de maio de 2014

Atividade Extraclasse para a Disciplina: Direito Internacional. Questão 010. Adaptada de Concurso.

Criada no imediato pós-Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) é o maior e mais importante organismo multilateral existente no mundo contemporâneo. A Secretaria Geral cuida da burocracia e do funcionamento da instituição. O Conselho de Segurança, que toma decisões sobre a paz e a segurança mundiais, é composto por quinze membros, dos quais cinco são permanentes e têm direito a veto. A Assembleia Geral é o único órgão da ONU com representantes de todos os países-membros. O Conselho Econômico e Social coordena as ações das agências especializadas da ONU, algumas das quais bastante conhecidas, como a OMS, a FAO, a OIT e a Unesco.

A partir dessas informações, que se relacionam ao funcionamento e à ação da ONU, assinale a opção incorreta.

(    ) a) O Conselho de Segurança é formado por quinzes membros, dos quais dez são eleitos para cumprir mandato por tempo determinado.

(    ) b) Os cincos membros do Conselho de Segurança se distinguem dos demais por não terem mandato estipulado e pelo poder de impedir que um determinado tema seja discutido no Conselho.

(    ) c) Pelo que o texto afirma, a Assembleia Geral é o órgão menos democrático da ONU.

(    ) d)  Muitas das agências especializadas da ONU, bem como os programas e fundos desses organismo, visam à melhoria das condições de vida da população mundial, a exemplo dos voltados para a saúde, a agricultura e a educação.

(    ) e) Quando o texto diz que a ONU é um órgão multilateral, ele também está afirmando tratar-se de um organismo aberto à participação de vários países, e não apenas de uns poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário