quarta-feira, 7 de maio de 2014

Atividade Extraclasse para a Disciplina: Direito Internacional. Questão 009. Adaptada,

"As Organizações das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, data de promulgação da Carta das Nações Unidas, que é uma espécie de Constituição da entidade, assinada na época por 51 países, entre eles o Brasil. Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o fico da atuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo."

Com mais de seis décadas de existência, a Organização das Nações Unidas tem atuado em diversos países, evitando conflitos, promovendo acordos de paz e enviando tropas para promover a pacificação em conflitos armados. No entanto, diversos fatos recentes têm levantado questionamentos acerca da eficácia da ONU no cumprimento do seu objetivo de promoção da paz mundial. Nesse sentido, assinale a alternativa que reflete CORRETAMENTE, o questionamento em relação à eficácia da ONU no contexto mundial atual.

(    ) a) O insucesso da missão de paz no Haiti, comandado por tropas brasileiras desde 2004.

(    ) b) A invasão ao Iraque em 2003 pela coalizão anglo-americana, mesmo sem a aprovação do Conselho de Segurança.

(    ) c) O fracasso da missão de paz no Timor Leste, onde a ONU não conseguiu concretizar a autonomia do país, referendada em plebiscito.

(    ) d) O direito de veto no Conselho de Segurança atribuído aos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Rússia e Espanha tem paralisado a atuação da ONU, já que não pode intervir, por exemplo, na questão separatista basca, fortemente reprimida na Espanha.

(    ) e) A sua condição de mera expectadora no conflito de Kosovo, em 1999, onde apesar dos massacres promovidos pelas tropas sérvias contra os albaneses, a ONU manteve-se alheia ao conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário